Notícias

Notícias > Seis situações em que o portunhol não te salva
siutacoes-portunhol-capa
Seis situações em que o portunhol não te salva

“Portunhol” é nome dado í  mistura entre duas lí­nguas latinas (só de ler a palavra, você já deve imaginar quais). Devido í  semelhança entre os idiomas, as substituiçíµes de palavras e termos acabam acontecendo, seja em situações de improviso ou em regiões fronteiriças.

Sim, pouca gente sabe, mas essa confluência existe nas fronteiras do Brasil e é diariamente falada por milhares de pessoas. Nesses locais, é perfeitamente comum e aceitável.

 

Mas outro caso muito comum de uso dessa interlí­ngua é durante o aprendizado ou no diálogo entre/com falantes não experientes. Por ter palavras parecidas com o português, o espanhol acaba sendo desconsiderado por muitas pessoas. E o “portunhol” acaba sendo a única alternativa.

Ainda bem que ele existe. Essa artimanha pode salvar em situações simples ao falar com um nativo, como pedir um copo d’água ou escolher algo do cardápio. Mas espanhol é uma lí­ngua complexa e existem muitas ocasiões em que o não conhecimento completo dela pode causar prejuí­zos. E nós listamos alguns a seguir:

 

Estudos

O espanhol é uma das opções de lí­ngua estrangeira do ENEM e de muitos vestibulares. Mas esse é só o começo do seu uso no meio acadêmico. Caso o universitário decida entrar no ramo cientí­fico ou fazer uma pós-graduação, boas universidades exigirão o conhecimento de outros idiomas.

 

Cognição

Fora isso, existe o fator cognitivo. Estudar as estruturas da linguagem ajuda a aprender novos idiomas e até mesmo melhorar a lí­ngua nativa. Segundo uma pesquisa da Universidade de York (Canadá), estudantes de lí­nguas estrangeiras tendem a pontuar melhor em testes de matemática, reconhecimento de padrões e solução de problemas.

 

Trabalho

Vai muito além do currí­culo. A fluência em uma lí­ngua tão falada pelo mundo pode salvar negociações e criar oportunidades. Além de ajudar em situações que exijam habilidade argumentativa. O espanhol é a segunda lí­ngua mais falada no mundo. Só para se ter uma ideia, sabendo português e espanhol, é possí­vel se comunicar com 10% dos seres humanos do planeta.

 

Literatura

Se você se interessa por literatura deve saber a importancia do espanhol nessa área.Diversos Prêmios Nobel foram entregues a escritores nativos dessa lí­ngua. Sem contar que a indústria de livros na Espanha é uma das primeiras do mundo em qualidade e em quantidade. Ou seja, são pouquí­ssimos os livros já lançados que não têm uma versão traduzida no idioma.

 

Viagens

Para começar: fazemos fronteira com 7 paí­ses que tem o espanhol como idioma nativo. E existem mais 14 outros. é também uma popular lí­ngua secundária e seus ní­veis de entendimento pelo mundo são altos, inclusive nos Estados Unidos. Por isso, seja qual o motivo da viagem, o espanhol poderá garantir acessibilidade.

 

Turismo

Quem gosta de turismo sabe da importãncia de trocar experiências com os nativos e de ter uma boa base de entendimento cultural prévio. Essa é uma grande questão: aprender um idioma não se resume a apenas interpretar uma forma de linguagem. Pelo menos não aqui na Hey! School. Trata-se de ter contato com as tradições, a história e os costumes de outros povos.

 

E então? O que acha de deixar o “portunhol” de lado e virar fluente de vez? Vai ser muito mais divertido e prático quando precisar por em ação! Tá preparado pra falar?

Postado em:

4 de janeiro de 2018


Próximo